Lia Drumond

É só um blog…

A menina que roubava livros – Markus Zusak

with one comment

Ganhei de amigo secreto no Natal, queria muito ler esse livro. Não me arrependi.A história, narrada pela própria Morte (depois de Sandman, a Morte nunca mais será a mesma), conta a vida de uma menina alemã, Liesel Meminger, durante a segunda guerra mundial.  Ela é levada pela mãe, junto com o irmão mais novo, para Molching, uma cidade próxima a Munique. O irmão morre no meio do caminho e, no enterro dele, ela “rouba” seu primeiro livro. Chega sozinha ao seu lar adotivo. Isso é só o começo. Durante a leitura, fiquei fascinada com o suspense sobre cada detalhe. Seu pai verdadeiro era comunista em pleno período nazista da Alemanha. Seus pais adotivos eram bons alemães, não nazistas e, em certo ponto da história, chegam até a esconder um judeu, Max Vanderburg, da perseguição anti-semita de Hitler.

Os detalhes sobre a vida na pequena cidade, seus personagens nazistas e não nazistas, como o Pfifikus, são encantadores. Mas o ápice do encanto fica com Rudy Steiner, o principal coadjuvante da história de Liesel. Eu me apaixonei por ele, quem ler vai se apaixonar também. Foi o melhor amigo e penso que todo mundo deveria ter um amigo assim na infância. As aventuras dos dois pela cidade facilitam a vida da roubadora de livros, que conquista a amizade da mulher do prefeito, dona de uma sedutora biblioteca particular.

A guerra, os bombardeios, a leitura dentro dos abrigos anti-bombas para distrair e tentar acalmar as pessoas durante os ataques, a cativante adoração de Liesel pelo pai adotivo e dele por ela. Vale a pena ler.

9788598078175.jpg

Written by Lia Drumond

janeiro 7, 2008 às 13:17

Publicado em Livros

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Eu também ganhei no natal (mas no ano passado), e gostei muito. Só não gostei mais pq antes desse, li Travessuras da menina má, do Llosa (e esse á matador) experimente!
    bjs
    Elaine

    Elaine

    janeiro 11, 2008 at 16:31


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: